PALESTRANTES.

LAURA GERACITANO
Possui graduação em Ciencias Biológicas - Universidad de Buenos Aires (1992), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é bolsista do Instituto de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono e professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Poluição Ambiental alem de experiência na área de Educação em Ciências, Divulgação e Transmissão de Conhecimento à Sociedade na área de Nanociências. Publicou 41 artigos com 631 citações (citações medias por artigos de 15,39) no Web of Science - ISI, índice-H: 13 (08/22/2014 11:30 GMT) - http://www.researcherid.com/rid/E-6926-2013.
Visite meus sites:
Curriculum vitae Lattes CNPq
Google Scholar Citations
Miniperfil en Prezi
JOSÉ MARÍA MONSERRAT
Formado com honras em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires, Argentina em 1988. Fez mestrado em Bioestatística, pela mesma Universidade, tendo defendido a tese em 1993. Concluiu o doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 1997. Em 2013 concluiu pós-doutorado em Metabolômica no National Institute of Standards and Technology (NIST) em Charleston, Estados Unidos. Publicou 132 artigos em periódicos especializados e 8 capítulos de livros na área de Estresse Oxidativo em Organismos Aquáticos, Quimioprevenção de Compostos Tóxicos e Nanotoxicologia (1927 citações, base de dados: SCOPUS; índice h: 24). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Professor permanente nos programas de pós-graduação de Aquicultura e de Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada. É avaliador de projetos científicos submetidos a agencias nacionais e estrangeiras e revisor científico em mais de 40 revistas internacionais e membro do corpo editorial das revistas Acta Toxicológica Argentina e Chemistry and Ecology.


HONORIA DE FATIMA GORGULHO
Graduação em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Química (inorgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Pos-doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -FEUP (2007). Atualmente é professora adjunto-IV da Universidade Federal de São João del Rei e desenvolve pesquisa relacionada com a preparação e caracterização de materiais de carbono visando sua aplicação no tratamento de efluentes industriais.

WILLIAM WAISSMANN
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2000) e Fellow no Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health / Mount Sinai School of Medicine (Impactos das Nanotecnologias à Saúde e ao Ambiente). Atualmente é pesquisador-titular da Fundação Oswaldo Cruz e médico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É membro do WHO NANOH Developing Group de asssessoria da organização mundial de saúde na área de nanotecnologias, nanomateriais, saúde ocupacional e ambiental. Orientou 30 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária/Regulação, Endocrinologia, Nanotecnologias e Divulgação do Conhecimento Científico, com ênfase em: desenvolvimentos, usos, impactos, regulação e governança de nanotecnologias e novas tecnologias, efeitos endócrino-metabólicos, alimentares, nutricionais e impactos gerais à saúde e ambiente determinados por contaminantes e condições ambientais, laborais e novas tecnologias, incluindo doenças transmitidas por alimentos, agrotóxicos e poluentes orgânicos persistentes.

CRISTIANO FANTINI LEITE
Possui graduação em Física (1999), mestrado em Física (2001) e doutorado em Física (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez estágio de pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (2006-2007) e foi bolsista DTI no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2007-2008). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2013-2017). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no estudo de nanomateriais de carbono por espalhamento Raman ressonante e fotoluminescência.

MAGDA SUZANA NOVO
Possui graduação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1987), Especialização em Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (1997) e mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2001). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências atuando na área de nanociências também é técnico em educação da Universidade Federal do Rio Grande e professora no Colégio Bom Jesus - Joana d'Arc. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Geral, nanociências e análise de discurso da mídia e educação.

JULIANE VENTURA-LIMA
Professora adjunta nível II da Universidade Federal do Rio Grande. Com formação em Quimica com habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) possui Mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas-Fisiologia Animal Comparada (2009) pela mesma universidade com período sanduíche na Università Politecnica delle Marche, istituto de biologia e genetica, Itália. Ministra disciplina de Bioquímica médica e Metabolismo e Nutrição no curso de Medicina e Bioquímica Aplicada à Enfermagem para o curso de Enfermagem da FURG também atuando como professor permanente do curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-Fisiologia Animal Comparada sendo orientador de Mestrado e Doutorado Tem experiência na área Bioquímica, com ênfase em Estresse Oxidativo e Análises Químicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesas antioxidantes, biomarcadores de poluição ambiental, Toxicologia aquática, Estresse oxidativo e Análise de arsênio e outros poluentes, Nanotoxicologia e estratégias de quimioprevenção

AIRTON BERGER FILHO
Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2004), Douturando em Direito na UNISINOS. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul. Possui experiência na docência e pesquisa nas áreas de Direito Ambiental, Propriedade Intelectual e Direito Internacional.